1
Celso Chambisso
December 10, 2018

Areias pesadas de Chibuto produz resultados positivos

O projecto prevê criar perto de cinco mil postos de trabalho directo

1
2
Celso Chambisso
Jornalista
Fotografia
:

As areias pesadas de Chibuto, da empresa moçambicana Ding Sheng Minerais, está a produzir resultados considerados positivos. A Empresa Moçambicana de Exploração Mineira (EMEM) visitou o empreendimento com o objectivo de aproximar as partes interessadas para um conhecimento mútuo no desenvolvimento do empreendimento e para a criação de uma estratégia de actuação integrada nas estruturas sociais e públicas do distrito do Chibuto, província de Gaza.

De acordo com o projecto inicial, a Ding Sheng Minerais irá instalar duas plantas de processamento de minérios, cada uma com capacidade de 10 mil por dia, altura em que a empresa terá empregado cerca de cinco mil trabalhadores efectivos, dos quais 80 por cento serão cidadãos de nacionalidade moçambicana. Quanto ao escomento dos minérios processados a partir das areias pesadas de Chibuto, perspectiva-se a construção de uma estrada a partir da mina até Chongoene, onde se projecta a construção de um porto específico para a exportação.

“Hoje foi possível visitar um dos nossos parceiros na região sul de Moçambique, onde o Estado moçambicano é representado pela EMEM. De uma forma geral, saímos daqui satisfeitos com o que vimos”, disse o Presidente do Conselho de Administração da EMEM, Celestino Pedro Sitoe.

Sitoe acrescentou que “Somos parte integrante deste empreendimento e é importante garantir que aspectos como o reassentamento da população e as infra-estruturas de apoio à saúde e à educação, assim como projecto piloto de exploração da mina estejam a seguir o plano determinado e, em alguns casos, superando as nossas expectativas. É preciso melhorar alguns aspectos, sendo que os accionistas concordam com as sugestões dadas após a visita”.

Ainda de acordo com o comunicado, cerca de 290 casas Tipo 3, das 494 previstas no projecto, já foram ocupadas por famílias que tiveram de ser reassentadas devido à implementação do projecto de areias pesadas. As residências recebem energia eléctrica e beneficiam do fornecimento gratuito de água através de um sistema de bombagem, tratamento e distribuição de água, que beneficia ainda a população da Vila de Chibuto.

Em destaque

7

Leia também