1
Celso Chambisso
December 7, 2018

Ataques reduzem turismo em Cabo Delgado

Operadores turísticos dizem que há muitos cancelamentos das reservas para as festas de Natal e de passagem de ano

1
2
Fotografia
:

Os ataques armados que têm assolado alguns distritos de Cabo delgado podem retrair o turismo na província, um dos destinos preferenciais, sobretudo de estrangeiros.

Operadores turísticos citados pelo jornal “O País”, referem que maior parte dos turistas que cancelaram a visita à província são os que haviam feito reservas com cerca de seis meses de antecedência.

Agora, com o negócio abalado pelos ataques, a missão dos operadores turísticos tem sido de tentar convencer os turistas de que as ilhas não são alvo de ataques.

Os operadores dizem, inclusive, que alguns turistas cancelaram chamadas, alegadamente em cumprimento do alerta das embaixadas dos seus países, sobre a insegurança em Cabo Delgado.

Por outro lado, turistas que pretendem passar as festas de  Natal e do fim do ano nas ilhas fazem questão de manter-se atualizados sobre a ocorrência dos novos ataques para, em função disso, decidirem-se.

Verdade é que, enquanto acontecerem os cancelamentos, há crise no sector de turismo nas ilhas das Quirimbas, por exemplo, uma das tracções de nível mundial. Por causa disso, prevê-se a retração da economia local, com efeitos negativos para o rendimento das famílias, segundo revelou o administrador da Ilha do Ibo, Issa Tarmomade.

“Se não fosse por causa desta desinformação dos ataques as ilhas estariam a receber muitos turistas, o que seria bom para a economia local. Infelizmente estamos nesta situação preocupante, mas ainda há alguns turistas que não desistiram de vir passar bons momentos nas nossas Ilhas”, disse Issa Tarmomade.

Em destaque

7

Leia também