1
Redacção
September 4, 2020

Banco de Moçambique revela que crédito à economia tende a aumentar

O Relatório do Banco Central detalha que da distribuição do crédito à economia por sectores institucionais, o sector privado foi o que mais contribuiu para a variação acumulada

1
2
Redacção
Fotografia
:

Em Relatório de Conjuntura Económica e Perspectiva de Inflação, o Banco de Moçambique revela que o crédito concedido pelas instituições financeiras nacionais à economia mantém a tendência decrescimento, o que poderá atenuar o desempenho negativo do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano, depois do crescimento negativo de 3 pontos percentuais no segundo trimestre.

“O crédito ao sector privado continua a incrementar, o que espelha a redução da taxa de juro de política monetária, tendo entre Maio e Junho incrementado, em 2,9%, passando a variação acumulada a ser de 7,7%, em Junho, após 6,9%, em Maio. Em termos anuais, o crédito à economia registou um acréscimo de 7,8 pp para 10,1% em Junho de 2020”, aponta o informe.

Publicado há dias, o Relatório do Banco Central detalha queda distribuição do crédito à economia por sectores institucionais, o sector privado (empresas e particulares) foi o que mais contribuiu para a variação acumulada, sendo que as empresas públicas não financeiras registaram contribuições menos expressivas.

Em termos de moedas, a nossa fonte mostra que grande parte dos créditos à economia foi em moeda nacional, com uma participação de 8,2 pontos percentuais (pp), na variação total, sendo o remanescente (de 1,9 pp) da componente em moeda estrangeira.

“Com as iniciativas do Governo de apoiar o sector empresarial, no âmbito da mitigação dos impactos do Covid-19, sobretudo, nas Pequenas e Médias Empresas, é de prever que o crédito continue a crescer nos próximos meses”, perspectiva o Banco Central.

Entretanto, o Relatório adverte que, apesar da melhoria das condições de financiamento, os riscos e incertezas à economia nacional mantêm-se elevados, a avaliar pelo aumento da dívida pública interna que, em Junho último, saiu de 160 135 milhões de Meticais para 162 424 milhões de Meticais em Agosto passado, um valor que equivale a 15,9% do PIB.

Em destaque

7

Leia também