1
Celso Chambisso
January 8, 2019

Banco Mundial aumentou 5 vezes o apoio a Moçambique no ano passado em relação a 2017

Para o presente ano, foram já aprovados 198 milhões de dólares direccionados a projectos de desenvolvimento socioeconómico

1
2
Fotografia
:

O Banco Mundial desembolsou um total de 530 milhões de dólares em apoio a Moçambique no ano passado. O valor é cinco vezes superior ao de 2017, ano em que o compromisso financeiro desta instituição financeira foi o mais baixo de sempre, e chega numa altura em que o país enfrenta dificuldades financeiras desde Abril de 2016, quando foi suspenso o apoio ao Orçamento do Estado pelos parceiros internacionais, na sequência da descoberta das “dívidas ocultas”.

Para este ano, segundo a página oficial do Banco Mundial em Maputo, citada pelo jornal “O País”, já foi aprovado um financiamento de apenas 198 milhões de dólares, em apoios a projectos de desenvolvimento socioeconómico do país.

Apesar de ter aumentado a ajuda financeira no ano passado, o Banco Mundial alerta para a “prevalência de alguns desafios para o país, com destaque para o restabelecimento da estabilidade macroeconómica, da confiança através de uma melhor governança económica e mais transparência, incluindo a transparência na investigação sobre dívidas ocultas”.

A instituição também sugere “reformas estruturais para apoiar o sector privado que enfrenta dificuldades”.

Outro grande desafio para a economia, segundo o Banco Mundial, é a diversificação, já que actualmente está mais voltada para projectos de capital intensivo (os grandes projectos) e uma agricultura de subsistência pouco produtiva.

A instituição chama atenção também para a necessidade de melhorar áreas sociais com impacto no crescimento inclusivo, principalmente a educação e a saúde.

Em destaque

7

Leia também