1
Celso Chambisso
June 24, 2019

Banco Mundial desembolsa 240 milhões USD para a linha de transmissão Maputo-Temane

O projecto também contará com o apoio da Noruega através de um donativo no montante de 24 milhões de dólares

1
2
Fotografia
:

O Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial acaba de aprovar um montante total de 420 milhões de dólares em doações e garantias da Associação Internacional de Desenvolvimento para Moçambique, destinado a reforçar a capacidade de transmissão de energia para o mercado interno e regional, assim como o aumento da capacidade de geração de energia através de investimentos do sector privado.

Elaborado como uma operação integrada que inclui simultaneamente investimentos públicos e privados, o Projecto Regional de Electricidade de Temane (TREP) irá financiar a construção de uma linha transmissora de alta voltagem de 563 km entre Maputo e Vilanculos, mais concretamente Temane (província de Inhambane), e apoiar o financiamento do sector privado de uma central de ciclo combinado de 400 MW.

Segundo o jornal “O País”, em conjunto, essas operações deverão reforçar a produção e transmissão de energia em Moçambique e na África Austral. O projecto possibilitará um investimento privado na ordem dos 750 milhões de dólares na produção de energia.  

O projecto irá beneficiar, igualmente, de co-financiamento resultante de uma subvenção de 24 milhões de dólares do Fundo Fiduciário Norueguês.

Em destaque

7

Leia também