1
Hermenegildo Langa
April 5, 2019

BCP cria crédito para fomentar comércio entre Portugal e Moçambique

É uma linha de financiamento de 20 milhões de euros criada pelo Millennium bcp e Millennium bim que visa dinamizar as trocas comerciais entre os dois países

1
2
Fotografia
:

Em comunicado, o banco português refere que a Linha Millennium Portugal - Moçambique, permite acesso ao financiamento de empresas portuguesas em exportações que possam beneficiar do Seguro de Créditos à Exportação do com garantia do Estado, gerido pela COSEC.

"Esta linha tem como objectivo fomentar o negócio internacional entre os dois países, proporcionando aos clientes do Millennium bcp e do Millennium bim um canal privilegiado para a concretização dos seus negócios", refere-se no comunicado.

Segundo o banco, esta linha cria "condições favoráveis" para permitir o acesso ao financiamento de empresas portuguesas, contribuindo "para o desenvolvimento do negócio internacional ente os dois países".

Entre as condições definidas pelo banco para acesso a esta linha estão, além do seguro, exportações com pagamento a prazo até 365 dias, montante máximo de um milhão de euros por remessa de exportação, definindo ainda que "os bens exportados devem ter uma incorporação nacional relevante".

No comunicado, o banco recorda dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), segundo os quais as trocas comerciais de bens e serviços entre Portugal e Moçambique cresceram 1,5% em 2018, face a 2017.

As exportações de Portugal para Moçambique registaram um crescimento de 5,4% em 2018 face a 2017 (de 334,7 para 352,7 milhões de euros), acrescenta-se.

O Millennium bcp é o principal acionista do banco moçambicano Millennium bim.

Em destaque

7

Leia também