1
Hermenegildo Langa
April 9, 2019

CFM regista incremento da carga transportada

O sistema ferroviário nacional transportou em 2018, 23.7 milhões de toneladas, contra 13.4 milhões de toneladas transportadas em 2015, registando assim um crescimento de 77%

1
2
Fotografia
:

De acordo com o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, que falava no encerramento do Conselho de Directores da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), acrescentou que estes resultados foram conseguidos, pelo facto desta empresa e as concessionárias dos sistemas ferro-portuários terem assumido com determinação e responsabilidade as acções inscritas no Plano Quinquenal do Governo (PQG), particularmente, a componente da ampliação e a modernização das infra-estruturas ferro-portuárias do País.

Como perspectivas, o ministro desafiou os gestores das infra-estruturas ferro-portuárias para consolidarem os resultados alcançados, bem como a melhorar a eficiência e competitividade do transporte ferroviário no País. 

“Queremos que o nosso sistema ferro-portuário e os respectivos corredores de transporte acrescentem mais valor à nossa economia, contribuindo cada vez mais na melhoria do Produto Interno Bruto (PIB) e da Balança Comercial. Por isso, temos que ser mais criativos para atingirmos melhores índices de competitividade”, salientou Mesquita.

Em 2018, os CFM obtiveram um resultado operacional de 2.5 mil milhões de meticais, mantendo-se na lista das empresas do sector empresarial do Estado que, de forma consistente, vêm apresentando resultados líquidos positivos aos longo dos anos.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração dos CFM, Miguel Matabel, revelou que, embora a empresa esteja a registar resultados positivos, ainda persistem alguns desafios que devem ser ultrapassados.

“Parte dos desafios estão relacionados, por exemplo, com os descarrilamentos que prejudicam sobremaneira a nossa balança de facturação e, sobretudo, interferem na confiança que tanto almejamos dos clientes”, enfatizou Miguel Matabel.   

Em destaque

7

Leia também