1
Celso Chambisso
April 29, 2019

EDM com défice de 65% do orçamento para o seu plano director

A visita presidencial à China acabou por ser uma oportunidade para a busca de parcerias que viabilizem os projectos de infra-estruturas

1
2
Fotografia
:

O vice–ministro dos recursos minerais e energia, Augusto Fernando, disse à imprensa que o sector de energia, tem um défice estimado em 65% do orçamento, que está avaliado em 34 mil milhões de dólares, previsto para implementação do Plano Director de Infra - estruturas.

Augusto Fernando admitiu que este défice desafia o sector energético, tendo em conta o projecto “Energia Eléctrica para Todos” (cobrir em 100% o acesso a electricidade no país até 2030, contra os actuais 26%) lançado recentemente. O vice-ministro, que foi Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique (EDM), e que esteve na comitiva presidencial que visitou, recentemente, a China, entende que o gigante asiático, com o seu capital pode fazer a diferença.

Para já, segundo Augusto Fernando, há algum interesse das empresas chinesas em participarem na implementação do projecto de construção da barragem Mpanda Nkwa. Em relaçao à central electrica a carvão, em perspectiva na província de Tete, Augusto Fernando revelou que o dinheiro para a construção já está assegurado, faltando cerca de dois mil milhões de dólares, para a rede de transporte de energia. 

O Plano Director Integrado de Infra-estruturas de Electricidade (PDIE), foi aprovado a 16 de Outubro do ano passado e define as directrizes da expansão do parque de produção, transporte e distribuição de energia, bem como a diversificação da matriz de produção de electricidade, em resposta ao acentuado crescimento da demanda que se perspectiva para os próximos anos.

Com uma projecção de 25 anos, o instrumento pretende assegurar o alinhamento institucional na implementação dos diversos projectos de produção, transporte e distribuição, com enfoque para a segurança energética, estabilidade, qualidade e fiabilidade do sistema eléctrico nacional.

Em destaque

7

Leia também