1
Redacção
July 19, 2019

Empresa Mwiriti, Lda descobre grande depósito de ouro no norte do país

Moçambique dispõe de pelo menos um grande depósito de ouro na província de Cabo Delgado revelou Azghar Faqhr, director-geral da Mwiriti, Lda, empresa que tem uma participação na Montepuez Ruby Mining

1
2
Redacção
Fotografia
:

Azghar Faqhr, citado pelo jornal “O País”, disse que os primeiros resultados das prospecções efectuadas indicam que a depósito de ouro encontrado naquela província é cerca de seis vezes maior do que os descobertos na África do Sul.

Além da quantidade de mineral existente, o depósito é considerado especial devido à ocorrência de ouro com um grau elevado de pureza, qualificado pela empresa como o mais elevado de Moçambique.

“O ouro extraído em Nairoto é de 22 quilates, isto é, sai da terra com um grau de pureza entre 86% a 91%, ultrapassando o que é explorado na província de Manica”, comparou Azghar Faqhr.

O depósito de ouro está localizado no distrito de Montepuez, no posto administrativo de Nairoto, onde já foi instalado um pequeno complexo mineiro, tendo o director-geral revelado que desde o início das prospecções, em 2015, a empresa já despendeu mais de 11 milhões de dólares, mais de metade aplicada na compra e instalação de equipamentos no local da futura unidade de processamento do minério.

Entretanto, o Instituto Nacional de Minas (INAMI), órgão regulador da actividade mineira não confirma a informação divulgada pelo director geral da Mwiriti Lda, sr Azghar Faquhr, explicando não haver dados oficiais sobre essa descoberta, e pelo que, o anúncio de dados de descobertas de recursos minerais é da responsabilidade do Governo.

“O INAMI esclarece que a informação publicada sobre as reservas de ouro em Cabo Delgado não corresponde a realidade” pode-se ainda ler no comunicado que conclui afirmando “que em Moçambique o anúncio de dados de descobertas de recursos minerais é da responsabilidade do Governo”.

A Mwiriti Lda. detém uma participação de 25% na Montepuez Ruby Mining, que detém uma concessão em Cabo Delgado para a exploração de rubis, em que a empresa britânica Gemfields, que desde Julho de 2017 pertence ao grupo Pallinghurst, funciona como operadora.

Em destaque

7

Leia também