1
Redacção
September 16, 2019

Fenix International lança Sistemas Solares Off-Grid em Moçambique

O projecto surge em parceria com a operadora de telefonia móvel Vodacom, no qual visa facultar energia não poluente e serviços financeiros inclusivo num período de três anos à 200.000 residências

1
2
Redacção
Fotografia
:

A Fenix International, uma empresa de energia da próxima geração e subsidiária da ENGIE, abriu o seu sexto mercado em Moçambique. O lançamento de vendas em Moçambique foi o último passo na expansão da Fenix.

Sediada em Kampala, a empresa já conectou 500.000 clientes à energia solar em Uganda, Zâmbia, Costa do Marfim,Benim e Nigéria. A título de subsidiária da ENGIE, as operações da Fenix cresceram rapidamente, o que permitiu expandir serviços de energia off-grid e financeiros para novos mercados, sendo Moçambique o quarto novo mercado, o qual foi aberto no ano passado.

Luke Hodgkinson, Director-Geral da Fenix Moçambique, comentou: "Moçambique estabeleceu um objectivo ambicioso com a sua iniciativa ProEnergia, o qual visa facultar electricidade à 100% da população até 2030. O país representa um mercado ideal para produtos solares off-grid, com apenas 27% das residências,actualmente, conectadas à electricidade e uma população altamente distribuída”.

As operações da Fenix centrar-se-ão em abranger aos que mais necessitam de acesso à energia, especialmente, distritos do Norte do País e pessoas que utilizam métodos dispendiosos, poluentes e perigosos como, por exemplo,querosene e velas para iluminar as suas residências. Ao substituir as lanternas alimentadas por combustíveis fósseis, os sistemas solares domésticos permitem aos clientes, que estão fora da rede eléctrica,iluminar as suas casas com luzes LED não poluentes, bem como carregar os seus telefones e alimentar rádios, TVs, máquinas de cortar cabelo e alto-falantes.

O último produto da Fenix, o Fenix Power, é um sistema de energia GSM que permite empresa determinar a utilização do produto e potenciais problemas técnicos à distância, melhorando assim a experiência do cliente.

A Fenix é a primeira empresa solar de pagamento por utilização (PayGo) em Moçambique a utilizar as tecnologias da Internet das Coisas (IdC) para reduzir custos e facultar tecnologia acessível e de alta qualidade aos clientes de zonas rurais e outros consumidores finais.
A Fenix celebrou uma parceria com a Vodacom e a Vodafone M-Pesa SA para atender aos desafios de distribuição, conectividade e pagamentos móveis que, no passado, deixavam os moçambicanos de zonas rurais mal servidos no que respeita à produtos energéticos acessíveis.

Por sua vez, Gulamo Nabi da Vodafone M-Pesa SA acrescentou, "Temos trabalhado para desencadear o potencial do M-Pesa para milhões de moçambicanos nas zonas rurais com difícil acesso a serviços financeiros tradicionais. A Vodafone M-Pesa SA, está entusiasmada em trabalhar com a Fenix para acessar essas áreas e facultar uma plataforma de pagamentos fácil, rápida e segura aos clientes, para que estes possam iluminar as suas residências com energia acessível e não poluente. Isto está totalmente alinhado com a nossa missão de criar soluções móveis para mudaras vidas dos nossos Clientes.”
Sediada em Maputo, a Fenix irá operar em todas as províncias do país nos próximos três anos.

Embora as vendas já tenham começado na região sul, o próximo ponto de entrada para investimento será a província de Nampula, antes do final do ano. Esta decisão é fundamentada pelo compromisso da Fenix em facultar a sua solução às residências mais necessitadas, nas zonas mais recônditas de Moçambique. Para servir aos seus clientes no país, a Fenix irá formar e contratar 150 profissionais de vendas e marketing, atendimento ao cliente, diagnóstico de produtos e logística há tempo inteiro.



Em destaque

7

Leia também