1
Redacção
July 18, 2019

FINI Moçambique promove o empreendedorismo de impacto em África

O objectivo é reunir empreendedores internacionais e locais para pensar novas formas de resolver problemas ambientais e sociais da nação africana, potencializados após recentes desastres climáticos

1
2
Redacção
Fotografia
:

Em edição especial, desta vez fora do Brasil, o Fórum de Investimento e Negócios de Impacto (FINI) será realizado no dia 31 de Julho, na cidade de Maputo, capital moçambicana. E pretende-se que o encontro sirva de troca experiências a fim de potencializar as acções de impacto sócio-ambiental, além de promover investimentos e a sustentabilidade de modelos de negócios que incidam directamente sobre áreas como habitação, educação, saneamento, água, fintechs sociais, resíduos e diversificação económica.

Promovido pela catalisadora de negócios de impacto Baanko e pela 22 Graus Comunicação e Marketing, o FINI Moçambique irá apresentar metodologias, projectos e boas práticas desenvolvidos por profissionais e estudiosos de referência em diversas áreas de negócios para resolver problemas sociais e ambientais, ampliados pela tragédia recente em Moçambique, por meio de produtos, serviços ou operações de impacto social.

Segundo o sócio-fundador da Baanko, André Menezes, é preciso resolver problemas sociais e ambientais sistémicos através de negócios e que é urgente oferecer mais e melhores oportunidades para populações de menor renda.

Além de potencializar problemas locais já existentes, Menezes, explica que os desastres climáticos fizeram com que as comunidades locais e internacional se dessem conta da necessidade de pensar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento do país.

“Acreditamos na urgência de, ao mesmo tempo, apoiarmos empreendedores comprometidos na resolução de problemas sociais, engajarmos investidores que querem alocar seus recursos gerando impacto sócio-ambiental e performance financeira, e fortalecermos actores locais e iniciativas estratégicas, como avaliação de impacto, inovação e a inclusão desta agenda nas políticas públicas”, afirma o empresário.

FINI é uma iniciativa da empresa mineira Baanko e da 22 Graus Comunicação de promoção de debates locais entre actores estratégicos do ecossistema de empreendedorismo e inovação, afim de potencializar e direccionar recursos em prol de boas ideias e projectos sociais e ambientais.

Em destaque

7

Leia também