1
Celso Chambisso
February 26, 2019

Focus Economics revê crescimento económico nacional em baixa

A projecção aponta para um crescimento de 3,7%, este ano contra a anterior previsão, de 3,8%, ambas mais pessimistas que a do Governo, na ordem de 4,7%

1
2
Celso Chambisso
Jornalista
Fotografia
:

A FocusEconomics, umaconsultora sedeada em Barcelona (Espanha), especializada em análises eprevisões económicas de vários países do mundo, dos quais 130 africanos, bemcomo em previsões de preços para 30 commodities importantes, prevê umcrescimento económico de 3,7% em 2019 e uma aceleração para 4,3% no anoseguinte para Moçambique. Trata-se de uma projecção menos optimista que a doGoverno, que aponta para um crescimento do Produto Interno Bruto em até 4,7%.

Aprevisão da consultora representa uma ligeira baixa (na ordem de 0,1 pontospercentuais) face à anterior análise à economia moçambicana, que tinha sido deum crescimento de 3,8%.

Apoiada por uma extensarede global de analistas, a Focus Economics argumenta que a aceleração docrescimento deste ano é justificada pela melhoria das condições monetárias edos fluxos de investimento, particularmente para os mega-projectos do GásNatural Liquefeito.

Apesardas previsões mostrarem crescimento da economia, que em 2018 fixou-se nos 3,3%segundos dados oficiais, a Focus Economics alerta que o forte peso da dívidavai continuar a ensombrar as perspectivas da evolução da economia nacional.

Aindano mesmo relatório a consultora revela que no último trimestre do ano passado,a economia ganhou fôlego, a seguir a um terceiro trimestre modesto, ainda quecom um notório crescimento da produção na indústria extractiva.

Odocumento revela também que a inflação aumentou para 3,8% em Janeiro, face aos3,5% que tinha registado em Dezembro, lembram os analistas, que dizem esperarque a subida de preços registe um valor de 5,7% este ano e 5,9% no próximo.

Em destaque

7

Leia também