1
Hermenegildo Langa
February 26, 2019

Governo cria fundo para financiar comercialização agrícola

O objectivo é assegurar o fluxo no escoamento da produção agrícola, reduzindo a rotura que muitas vezes se verifica na comercialização

1
2
Fotografia
:

O Ministério da Indústria e Comércio criou um fundo rotativo de 300 milhões de meticais para o financiamento da comercialização agrícola, visando permitir a compra da produção pelos comerciantes.

O ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, disse que “por diversas ocasiões, os pequenos e médios comerciantes apresentam como constrangimento a falta de recursos financeiros para a compra de toda a produção das mãos dos camponeses, pelo que o fundo será uma mais-valia para inverter o cenário”.

“No final do ano, será feita uma avaliação ao mecanismo de funcionamento do fundo, com o objectivo de decidir se a verba será ou não incrementada”, declarou Ragendra de Sousa.

As autoridades vão distribuir cadernetas pelos comerciantes como instrumento para a recepção do dinheiro, acrescentou o ministro da Indústria e Comércio.

No país, são cronicamente reportadas situações de superprodução em algumas áreas em contraponto com casos de fome noutras, devido à deficiente rede de comercialização agrícola.

Em destaque

7

Leia também