1
Celso Chambisso
March 1, 2019

Governo já pagou 24% do total da dívida com sector privado

É o cumprimento de uma promessa feita no ano passado e que vai aliviar as contas das empresas e melhorar o seu desempenho

1
2
Fotografia
:

O Governo desembolsou perto de 7 mil milhões de meticais em pagamentos da dívida ao sector privado em 2018. O valor corresponde a 24% do total da dívida com os fornecedores.

Entre 2009 e 2018, o Governo moçambicano tinha acumulado uma dívida de cerca de 29 mil milhões de meticais em de bens e serviços solicitados junto do sector privado. O atraso ou mesmo falta de pagamento dessa factura obrigou muitas empresas privadas a encerrar a actividades por insolvência, com destaque para as firmas do ramo de construção civil.

A situação vem sendo discutida há vários anos entre o Executivo e o sector privado, que inúmeras vezes criticou a dívida do Estado e a apontou como uma das responsáveis pelo mau desempenho das empresas.

Já em Outubro do ano passado, o Governo, que tinha prometido reembolsos graduais do valor da dívida, começou a cumprir a promessa. Segundo o jornal “O País”, citando “fonte oficial”, até agora foram pagos cerca de 6,9 mil milhões de meticais, correspondentes a 24% da factura total, uma acção que o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário entende que vai galvanizar a economia.

O Primeiro-ministro falava, esta quinta-feira, à margem da abertura da 9ª sessão ordinária da oitava legislatura da Assembleia da República.

Em destaque

7

Leia também