1
Hermenegildo Langa
May 28, 2019

HCB lança campanha sobre OPV, a maior operação em bolsa no país

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) iniciou ontem a apresentação da Oferta Pública de Venda (OPV) das suas ações por todas as capitais provinciais, como forma de divulgar esta operação em bolsa

1
2
Fotografia
:

As apresentações decorrem até 07 de Junho e as ordens de subscrição devem ser entregues no período de 17 de Junho a 12 de Julho, decorrendo o apuramento a 17 de Julho e a liquidação no dia seguinte.

As ordens podem ser dadas em qualquer agência bancária a operar em Moçambique ou ainda através de um sistema de códigos por telemóvel "criado maioritariamente para os cidadãos que se encontram em zonas remotas ou que não tenham conta bancária", anunciou a empresa em comunicado.

A OPV de 2,5% do capital através de 680 milhões de acções, cada uma a três meticais, representa a primeira fase de venda de 7,5% do capital da HCB. A operação vai ser liderada por um consórcio constituído pelo Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e Banco BIG.

A HCB tem por base a barragem de Cahora Bassa, situada no rio Zambeze, na província de Tete, centro do país. A barragem é a maior da África Austral, com construção iniciada em 1969, ainda no período colonial, e operação a partir de 1977.

A hidroeléctrica abastece o Moçambique, a África do Sul e outros países vizinhos com uma produção anual que tem rondado os 13.700 gigawats (GWh).

Em destaque

7

Leia também