1
Hermenegildo Langa
January 15, 2019

IMOPETRO lança concurso para contratar novo importador do gás de cozinha

Até agora a distribuição era feita pela empresa Addax Petroleum, uma subsidiária do Sinopec Group

1
2
Fotografia
:

A Importadora Moçambicana de Petróleos (IMOPETRO) abriu nesta segunda-feira, um concurso internacional para seleccionar uma nova empresa que vai fornecer ao país nos próximos seis meses, (a partir de Fevereiro) Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), vulgo gás de cozinha, a partir dos portos de Maputo e Beira. O concurso visa evitar a monopolização do negócio para dar oportunidade a outros fornecedores.

Nos documentos apresentados, a Petredec propõe-se importar uma tonelada métrica de GPL a um preço premium (custo de transporte e seguros) de 115 USD, a Goegas a 112 USD, a Sahara a 105 USD e a Glencore a 72 USD. No concurso, participam quatro empresas, nomeadamente a Goegas, Glencore, Petredec e Sahara, as quais apresentaram ontem as suas propostas financeiras. E a empresa vencedora do concurso será seleccionada nos próximos 30 dias.

Após a adjudicação, a empresa seleccionada deverá fornecer 25 mil toneladas métricas de GPL durante seis meses, distribuindo-as em Maputo e na Beira. De acordo com a importadora, “esta quantidade representa um aumento de 5 mil toneladas métricas de GPL, em comparação com a quantidade fornecida actualmente pela empresa Addax Petroleum, uma subsidiária do Sinopec Group”.

Em destaque

7

Leia também