1
Hermenegildo Langa
January 31, 2019

Itália apoia produção de café em Moçambique

O apoio será canalizado através da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) como parte de um donativo de 5,8 milhões de euros

1
2
Fotografia
:

A Itália anunciou que vai apoiar o desenvolvimento comercial de cafés especiais na ilha de Ibo, na província de Cabo Delgado, em Moçambique.

No âmbito do projecto de Moçambique, a UNIDO fará parceria com a Illycaffe e a Fundação Ernesto Illy para desenvolver o café especial de Ibo.

Segundo a UNIDO, projectos semelhantes já foram realizados com sucesso na Etiópia, também com financiamento italiano.

Giorgio Marrapodi, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália, explicou que a decisão foi tomada devido à capacidade da UNIDO para analisar e modernizar as cadeias de valor do agro-negócio. Para  Marrapodi, "é essencial melhorar o desempenho dos países em desenvolvimento, particularmente, através de parcerias público-privadas".

A Ilha do Ibo fica no arquipélago das Quirimbas e faz parte do Parque Nacional das Quirimbas. É a terra natal da planta coffea racemose loureiro, cujos grãos produzem um café floral notável pelo seu baixo teor de cafeína.

Em destaque

7

Leia também