1
Hermenegildo Langa
March 25, 2019

Pós-IDAI: Reconstrução vai “consumir” USD102 milhões

A estimativa é do Escritório das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários, depois de uma avaliação feita pelo Governo moçambicano e uma equipa da ONU para Desastres, Avaliação e Coordenação

1
2
Fotografia
:

Moçambique necessita de 102 milhões de dólares norte-americanos para a assistência humanitária e reconstrução pós-ciclone IDAI, até Agosto próximo. 

A instituição diz que o valor deve servir para ajudar cerca de 650 mil pessoas, nas províncias do centro do país e de Inhambane, que sofreram com os efeitos do ciclone IDAI.

O coordenador de emergência do Programa Mundial de Alimentação, Pedro Matos, disse que, logo após o salvamento de vidas, segue-se a fase de assistência e acompanhamento aos necessitados.

A Cruz Vermelha Internacional considera que se trata da “pior crise” do género em Moçambique. O distrito de Búzi é uma espécie de epicentro da devastação.

Alguns órgãos de informação apontam que, até agora, há gente que não sabe o que é pisar a terra firme e seca, vivendo em cima do que sobrou dos tectos das casas e de outro tipo de infra-estruturas que resistiram à fúria do vento que passou a uma velocidade superior a 220 Km por hora.

Em destaque

7

Leia também