1
Hermenegildo Langa
April 23, 2019

ProDEL lança programa de mercados Rurais para Rádios Comunitárias

O objectivo é divulgar conteúdos radiofónicos sobre temas de desenvolvimento económico local, que contribuam para o estímulo da produtividade e competitividade nas zonas rurais

1
2
Fotografia
:

Inserido no âmbito do programa “Mercados Rurais” da Direcção Nacional de Desenvolvimento Rural, o Programa de Desenvolvimento Económico Local (ProDEL), acaba de lançar em Chidenguele, província de Gaza, o Programa de Mercados Rurais para as Rádios Comunitárias.  A iniciativa enquadram-se no contexto do Programa de Desenvolvimento Económico Local (ProDEL), que conta com o apoio financeiro da União Europeia e Governo da Suécia.

Faz parte deste programa a formação de formadores envolvendo quadros do Instituto de Comunicação Social, que farão a réplica ao nível das Rádios Comunitárias das três províncias de implementação do ProDEL, Gaza, Inhambane e Sofala. A formação cobrirá temas de desenvolvimento económico local visando os mercados rurais, as tecnologias agrárias, as feiras agro-pecuárias, legislação, oportunidades de negócios que informam e ajudam os produtores locais, empresas de comercialização e outros agentes económicos a utilizarem serviços públicos para estimular a economia e o crescimento local.

Sobre o Programa de Mercados Rurais, a Chefe de Cooperação na Delegação da União Europeia, Isabel Faria de Almeida, referiu-se à visão partilhada entre a União Europeia e o Governo de Moçambique de um desenvolvimento económico assente nas potencialidades do país, com destaque para áreas prioritárias de geração de emprego e renda como a agricultura, pecuária, pescas e florestas.

A escolha de rádios comunitárias como parceiras nesta iniciativa assenta na importância acrescida do seu conhecimento do contexto local e do quotidiano dos ouvintes, ao partilhar informação, inclusive em línguas locais, sobre aspectos cruciais do desenvolvimento económico local.

O Programa de Mercados Rurais vai disponibilizar equipamentos de comunicação como computadores de mesa, gravadores e microfones para as rádios comunitárias e também formar os seus colaboradores em técnicas jornalísticas e temáticas sobre mercados rurais.

Em destaque

7

Leia também