1

Revista E&M realiza conferência sobre Responsabilidade Social e Corporativa

Os participantes reflectiram sobre como a responsabilidade social das empresas que operam no país têm estado a ser implementadas, bem como debater desafios e oportunidades que estas acções apresentam

1
2
Fotografia
:

Trata-se da primeira conferência da revista Economia e Mercado (E&M) que existe no país há um ano, na qual compreendeu três painéis. No primeiro painel moderado pelo editor da E&M, Pedro Cativelos, debateu-se “Os desafios e oportunidades da Responsabilidade Social e Corporativa em Moçambique”, onde teve como oradores, Salimo Abdula (PCA da Vodacom), Hugo Gomes (Administrador da Cervejas de Moçambique), Juneide Lalgy (PCA da Lalgy) e António Souto- PCA do GAPI-SI.

Segundo António Souto, na sua apresentação sobre as acções de responsabilidade social desenvolvidas pela GAPI-SI, é preciso que haja no país, um enquadramento legal para que se observe uma responsabilidade social mais efectiva. Para tal, “a auto-sustentabilidade deve ser o factor primordial para que as empresas cumpram com as suas obrigações de responsabilidade social”.

Já para Hugo Gomes, Administrador da Cervejas de Moçambique, o envolvimento das comunidades locais na produção da mandioca, a principal matéria-prima para a produção da cerveja Impala, marca produzida por aquela empresa desde 2011, tem sido uma das acções que elucida o seu comprometimento para com a responsabilidade social no país.

O segundo painel foi “Investir em RSC em Moçambique: Estratégias, Modelos e Resultados”, moderado pelo jornalista Celso Chambisso, teve como oradores: Paulo Mendonça – CEO da Galp Rovuma, Bruno Tembe – Manager do Better World da CDM, Iva Sheila Garrido- Presidente da Associação dos Profissionais de Relações Públicas, e Jaime Laia Fernandes- Country head da IPSOS.

O terceiro e último painel o tema foi: “Avaliação de impacto como forma de aperfeiçoar o alcance das políticas e acções de responsabilidade social em curso nas áreas extractivas”, e foi moderado pelo jornalista Levi Marrengula, teve como painelistas: Fátima Mimbire- Investigadora do CIP; Camilo Nhancale Rede KUWUKA- Juventude, Desenvolvimento e Advocacia Ambiental, Juscelina Guirengane da Associação Nacional dos Jovens Empresários, e Michael Sambo do IESE.

A revista Economia e Mercado pertence ao grupo Executive Moçambique, uma empresa privada na área de comunicação e imagem que faz parte de um network internacional, presente em Angola há 25 anos e em Moçambique há quatro anos. 

Em destaque

7

Leia também