1
Hermenegildo Langa
December 10, 2018

Tete projecta produzir combustíveis a partir de carvão

A província de Tete vai começar a produzir combustíveis a partir de carvão mineral em 2023. Trata-se de um projecto que prevê a produção de gasolina, diesel e jet fuel.

1
2
Fotografia
:

O anúncio foi feito na última semana pela REGIUS Synfuels Ltd, uma empresa constituída no Reino Unido através da sua subsidiária moçambicana, Regius Synfuels Mozambique, SA, onde pretende desenvolver um projecto de processamento integrado de carvão mineral para a produção de 10 mil barris por dia (“bpd”) de gasóleo e gasolina limpos e 409 ktpa (quilo-toneladas por ano) de fertilizante, na província de Tete, no país.

De acordo com a empresa, os derivados do carvão mineral serão processados com recurso às mais avançadas tecnologias para que os combustíveis líquidos sejam ultra-limpos e o fertilizante seja da mais elevada qualidade.

O projecto é avaliado em 4.93 mil milhões de dólares americanos e começará a ser aplicado em 2021, em princípio, no distrito de Moatize, e que na fase de construção das infra-estruturas poderão ser gerados cerca de 9000 postos para jovens moçambicanos e perto de 3000 estrangeiros.

Em destaque

7

Leia também